quinta-feira, 17 de março de 2011

HOMEM OU ANIMAL?

Materialmente falando, vivemos pelo prazer que nos proporciona os nossos cinco sentidos. Visto por esse ângulo o homem não difere dos animais e, para se sentir feliz e realizado, lhe bastaria satisfazer os instintos da carne, copulando a fêmea ao sentir desejo sexual e enchendo o estômago ao sentir fome. Outros ímpetos como, falar quando der vontade e dormir a qualquer hora do dia ou da noite ao sentir cansaço faria parte desse homem animal. Com os instintos assim, enaltecidos, cometer atos de bestialidade como: enganar o outro, roubar ou tirar-lhe a vida seriam considerados normais. Teríamos então, a raça humana situada na escala dos animais irracionais, destituída de sentimentos.

      No entanto, sabemos que não somos assim. Embora dotados de instintos e desejos que caracterizam os outros seres irracionais, diferenciamo-nos deles por possuirmos uma mente inteligente e uma consciência capaz de ponderar, medir e avaliar as consequências de todos os nossos atos, antes e depois de tê-los cometido. Por que então tantas atrocidades já foram, e ainda são praticadas por um ser que possui esta capacidade de pensar e avaliar? Este é um ponto importante que requer meditação. Todavia, existem, por outro lado, aqueles seres humanos incapazes de cometer qualquer espécie de mal, mesmo em pensamento.
      A diferença só pode estar em algum lugar de sua mente que vive conectado a um plano maior de existência. E que lhes dá a convicção de serem filhos de Deus. E esta capacidade não é privilégio de alguns, pois, se existe é porque é inerente ao homem, logo, todos temos acesso a ela.
Por: João Paulo Rigotti

Um comentário:

  1. o mais intrigante é que por mais racional que o ser humano seja, ele é o único que mata um de sua espécie. Por exemplo, quando dois animais irracionais brigam, o perdedor não morre. Isso acotnece apenas com aqueles considerados "racionais"

    ResponderExcluir