quinta-feira, 31 de março de 2011

História da Filosofia


história da filosofia no Brasil é um ramo da filosofia que estuda em caráter de exposição crítica e metódica as várias vertentes e sistemas das várias escolas filosóficas. Ela é uma disciplina filosófica à parte, e ocupa bastante espaço não somente no ensino secundário e universitário no mundo, bem como em todas as cadeias de pensamento, seja ela na área de humanas ou na área de exatas. Enquanto ramo da história, ela se ocupa de documentar e preservar os debates filosóficos e também ser metódica. Enquanto ramo da filosofia, ela se ocupa em discutir filosoficamente os conceitos atuais da filosofia, não deixando em suma, a própria contextualização da própria história filosófica que encadeou os conceitos atuais, tendo em vista o anacronismo e os conceitos filosóficos do passado, poderíamos afirmar que a história da filosofia é tida como pedra fundamental para as outras ciências, pois da história do pensamento se fez a história das próprias ciências. Pois não devemos deixar cair no esquecimento que a filosofia é a mãe das ciências, pois da própria filosofia surgiu as demais ciências, sendo assim, a matter magistrae.
A História da Filosofia é a disciplina que se encarrega de estudar o pensamento filosófico em seu desenvolvimento diacrônico, ou seja, a sucessão temporal das idéias filosóficas e de suas relações.
Como as idéias influenciam os acontecimentos e vice-versa, é comum que a História da Filosofia precise recorrer a conhecimentos da História Geral, para esclarecer seus conteúdos, assim como é costumeiro que esta recorra àquela, para contribuir na explicação dos determinantes de certos fatos. Dentro da História da Filosofia, é possível fazer delimitações materiais e formais. No primeiro caso, assim como a História da Filosofia é subdivisão da História, pode haver a História da Lógica, do Empirismo ou do Aristotelismo. No segundo caso, o das delimitações formais, a divisão que se faz diz respeito ao tempo, caso em que se equipara à organização empreendida pela História Geral.
Assim, costuma-se estudar a História da Filosofia com a seguinte disposição: filosofia antigafilosofia medievalfilosofia moderna e filosofia contemporânea.
A história da filosofia rastreia as várias teorias que buscaram ou buscam algum tipo de compreensãoconhecimento ou sabedoria sobre questões fundamentais, como por exemplo a realidade, o conhecimento, o significado, o valor, o ser e a verdade. O fazer filosófico, como toda construção do conhecimento, requer acúmulo das contribuições dos pensadores do passado. Sempre que um pensador se debruça seriamente sobre uma questão filosófica, está, mais ou menos conscientemente, rendendo tributo a seus antecessores, seja para contrapor-se a eles, seja para ratificar suas idéias, esclarecê-las e melhorá-las

Por: João Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário