sexta-feira, 25 de março de 2011

Teoria Sociológica: Funcionalismo Durkheim

subscribe via Email
Teoria sociológica: funcionalismo. 
É uma teoria sociológica que procura explicar fenômenos sociais realizando o papel das instituições na sociedade. Se uma determinada mudança social promove um equilíbrio harmonioso, é considerado funcional se o saldo é disfuncional e não tem nenhum efeito se não é funcional. 
O mais importante,evidentemente Durkheim (principal representante do funcionalismo), foi sobre a educação moral. Seu propósito era o de comunicar aos professores o sistema de moral que ele esperava para transmitir aos jovens, para parar a degeneração moral percebida na sociedade francesa.
Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858, na Lorena Epinal, França. Ele foi o fundador da escola francesa de sociologia, é um dos poucos clássicos da sociologia e as ciências que não tenham deixado de ser cotados e fortemente criticado.
Descendia de uma longa linhagem de rabinos, mas negou a sua herança. Ele estava insatisfeito com não só a sua religião, mas também o ensino geral que ele tinha recebido.
Recusou-se a seguir uma carreira tradicional em filosofia e trabalhou em vez de adquirir os conhecimentos científicos necessários para contribuir para a direção moral da sociedade. Embora interesse científico na sociologia, no seu tempo não havia um campo específico para esta disciplina, de modo que passou a ensinar filosofia entre 1882 e 1887.
Seus anseios de ciência aumentou após uma viagem à Alemanha, onde se encontrou com a psicologia científica.
En 1906 se le nombró profesor de ciencias de la educación, luego se le modificó a profesor de ciencias de la educación y sociología. Seis años después se publicó una de sus obras más famosas obras, “Las formas elementales de la vida religiosa”.
Após a perda de seu filho durante a 1 ª Guerra Mundial, o seu desespero dirigiu-lo até a morte, em Novembro de 1917.
Durkheim a principal preocupação foi a influência das grandes estruturas da sociedade e da própria sociedade. Cuidados sobre fatos sociais. Ele é o verdadeiro pai da sociologia e da antropologia.
Durkheim argumentou que, para diferenciar-se da filosofia (teoria da ciência), sociologia (ciência empírica), devem ser orientadas para a investigação empírica.
Seu objetivo foi estudar os fatos sociais, que são todos os eventos ou fenômenos sociais, tais como: educação, família. Os factos são externos, para que possam dizer de compulsão e são capazes de definir a sociedade e os indivíduos que compõem-lo.
Durkheim distinguir entre dois grandes tipos de fatos sociais: o material eo imaterial. Os materiais são mais leves, porque são reais as entidades e elementos do mundo exterior. O soft não materialização e externalização atingindo, por exemplo normas, valores, cultura etc.


Por: João Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário